quinta-feira, 9 de outubro de 2014

UNIVERSIDADE!

Hey FASHIONISTAS! Finalmente venho falar-vos do meu último mês. Ponderei muito fazer este post, mas pode ser que até me faça bem... Com o 12º ano feito, começou a aproximar-se uma etapa decisiva na minha vida que sempre desejei: a universidade. Quem me conhece, sabe bem que o meu sonho sempre foi vir para Lisboa, por isso inscrevi-me na Universidade Católica Portuguesa, no curso de Comunicação Social e Cultural. As minhas aulas aqui começaram no dia 4 com apresentações, visitas ao campus e jantares de boas vindas. Querem um conselho? Comecem logo a fazer amizades, cheguem ao pé das pessoas e comecem a fazer perguntas, mesmo que as pessoas pensem que vocês são parvas. Porque foi esse o meu grande problema: não falei com ninguém durante estes dias da apresentação e, então começaram a surgir grupinhos e a sentir-me completamente excluída e sem saber o que fazer...
Depois começaram as aulas e fui fazendo alguns colegas, mas sempre com aquela sensação de "eu não pertenço aqui" e não é por as pessoas serem muito "betas" porque não, acho que há até uma grande heterogeneidade, coisa que não estava à espera. As cadeiras são bastante interessantes e este ano é o ano comum, ou seja, o ano em que todos têm as mesmas cadeiras. Só no próximo ano vamos escolher uma vertente, sendo que já escolhi a minha: Comunicação Social/Jornalismo, embora ainda esteja bastante indecisa porque não sei se é mesmo isto que quero fazer para o resto da vida. Mas isto da vertente é relativo, porque podemos ter cadeiras de opção das outras vertentes, o que é bastante positivo porque dá para ter a certeza do que se quer mesmo fazer.


E as praxes? Quase todos os dias perguntava isto aos meus colegas. Apesar de ser um bocado anti-praxe, confesso que ficava triste se não experimentasse alguma coisa, pois acho que as praxes são determinantes na integração dos alunos. Pois bem, numa 2ª feira somos chamados a participar na praxe e, devo dizer que esta 2ª feira foi o pior dia de praxe, porque foi o dia em que levámos com "mistelas" de comida de cão e gato na cabeça e pôr a cabeça em farinha e etc. Sim, ficámos todos sujos, mas foi divertido porque deu para estar com pessoas do curso com as quais ainda não tinhas tido contacto (somos mais 60). A praxe aqui na Católica é super soft e os trajados são super compreensivos e moderados e respeitam-te ao máximo! Nunca te obrigam a fazer nada (no outro dia, passei por uma praxe em que caloiros estavam com penicos na cabeça e achei aquilo deprimente). Tivemos outras atividades, tais como, praxe surpresa (em que consistia no quem quer ser milionário), praxe solidária (vender narizes vermelhos), rally tascas (recomendo!) e batismo. O batismo foi o grande momento da semana, é a altura em que escolhemos os nossos padrinhos (os trajados que queremos que nos acompanhem durante os 3 anos na faculdade que nos ajudam na integração, fornecem apontamentos, basicamente, estão ali para tudo). Acho que não podia ter escolhido melhor, eles são super fofinhos, simpáticos, até agora não tenho razão de queixa.

Porém, apesar destas diversões todas, as coisas não estão a correr como eu desejava. Depositei demasiadas expectativas aqui em Lisboa e as coisas não estão a correr exatamente como eu tinha planeado... Não estou bem integrada, não me sinto cá bem e estou a pensar seriamente em ir embora...
 
xoxo,
andy

3 comentários:

Blackbird disse...

Espero que com o tempo te consigas integrar melhor! Algumas pessoas levam mais tempo do que outras (às vezes devido a factores externos) mas não significa que não consigam. Ainda vais a tempo :)

lettercrossing disse...

Somos um projeto pequenino mas com um futuro promissor. junta-te a nós :)

Flor de Maracujá disse...

Tens de ver o que é melhor para ti :)
Beijinho*
www.flordemaracuja.pt